Principais espécies de morcegos que podem infestar seu ambiente
Conhecer as espécies de morcegos é importante para o controle
Agora que você está familiarizado com os morcegos, após ler 10 curiosidades sobre os únicos mamíferos que voam, conheça as espécies de morcegos mais conhecidas e que podem infestar o seu ambiente. No Brasil existem cerca de 138 espécies espalhadas por todo o país.
Apesar do seu papel importante no meio ambiente, os morcegos são considerados pragas urbanas porque transmitem doenças para os seres humanos, como a raiva e a histoplasma. A primeira doença pode ser transmitida pelo contato direto e a segunda doença é contraída através da respiração das fezes dos morcegos.

Saiba quais são as principais famílias de morcegos
1) Família Phyllostomidae
Essa família contém cerca de 92 espécies no Brasil e é a maior família de morcegos neotropicais. Uma característica dessa família é que seus indivíduos possuem uma estrutura membranosa na extremidade do focinho, que é chamada de folha nasal.
A família Phyllostomidae contribui bastante para atividades de polinização e consequente reflorestamento. Isso porque, ao se alimentarem de sementes, liberam seus excrementos na terra ao voar. A alimentação deles é muito diversificada: animais pequenos, sangue (poucas espécies), frutos, folhas, insetos e outros.
As principais espécies são: Artibeus lituratus, Platyrrhinus lineatus, Glossophaga soricina e Desmodus rotundus.
2) Família Molossidae
Esta família de morcegos possui cerca de 29 espécies catalogadas. As características desses morcegos são: cauda espessa e livre, além de asas longas e estreitas. Esse tipo de aspecto permite voo rápido e sem manobras bruscas. Distribui-se nas regiões tropicais do mundo.
Os morcegos da família molossidae se alimentam basicamente de insetos. São urbanos e podem ser localizados em edificações e casas. São considerados forrageadores de espaço aberto.
As principais espécies são: Molossus molossus e Tadarida brasiliensis.
3) Família Vespertilionidae
Os indivíduos da família Vespertilionidae possuem cerca de 28 espécies catalogadas. Habitam centros urbanos em forros de casas e edificações e se nutrem de insetos. A característica mais relevante destes mamíferos é a cauda, que fica contida na membrana localizada entre as pernas do animal. Podem formar colônias de até 50 indivíduos.
Solicite orçamento para manejo de morcegos
Os morcegos são animais protegidos pelo IBAMA, segundo as leis 5.197, de 3 de janeiro de 1967, e 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Exterminá-los indiscriminadamente é crime. Porém, os morcegos também causam problemas e transmitem doenças. Por esse motivo foram criadas diretrizes para o manejo dos animais pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Secretaria de Vigilância Saúde. Você pode ver o documento aqui.
O procedimento ideal é, após a verificação da infestação dos morcegos, chamar uma empresa especializada. A Antinsect Uniprag, no Rio Grande do Sul, pode ajudá-lo a lidar com os morcegos, através do serviço de Manejo de Morcegos. Feita de maneira segura, com equipe especializada e equipamentos adequados, a Antinsect Uniprag realiza o serviço com total sucesso. Solicite um orçamento, fale conosco e tire suas dúvidas!