CARAMUJOS
Informações sobre os danos que os caramujos causam no seu ambiente
O caramujo africano, como é conhecido o principal caramujo considerado uma praga urbana, é perigoso porque transmite uma série de doenças. Como seu andar é lento e ele se localiza em jardins, é o alvo da brincadeira de crianças. Porém, manipulá-los não é uma boa ideia pois o contato direto já causa contágio.
Os caramujos gostam de locais úmidos e com sombra. Por isso, podem ser encontrados em locais com concentração de pedras, galhos, entulhos, folhas, madeiras e outros materiais similares.
Muitas vezes esse molusco é confundido com o caracol.
A aparência dos dois é muito próxima mas o caramujo é um animal aquático que respira por brânquias. Já o caracol é um animal terrestre com pulmão, ou seja, não sobrevive se estiver debaixo d’água.
O caramujo pode causar doenças como esquistossomose, meningite, eosinofílica e a estrongiloidíase. Ele se reproduz rapidamente porque não possui predadores naturais nos centros urbanos. Se alimenta de plantas e pode se nutrir até de tintas de casa.
Os caramujos causam danos também em plantações e jardins, já que se alimentam de vegetais. É importante utilizar equipamentos de segurança individuais para manipulação dos caramujos, pois as secreções são os principais pontos de contaminação do animal.
Quando você perceber uma grande quantidade de animais, provavelmente é uma infestação. Chame uma empresa especializada para ajudá-lo, pois além de controlar os caramujos, ela deve descartá-los adequadamente, pois mesmo mortos eles podem contaminar o seu ambiente.
Biologia dos Caramujos
A ESPÉCIE DE CARAMUJO
MAIS COMUM NO BRASIL É:
Caramujo gigante africano
Originário da África, o caramujo gigante africano é um molusco que chegou ao Brasil em 88, com o objetivo de cultivo e comercialização do sofisticado escargot, sendo uma alternativa mais barata a essa iguaria. Porém, após o fracasso da comercialização, os criadores soltaram os animais na mata.
É considerada praga agrícola, possui hábitos noturnos e pode sair durante e depois de chuvas. O animal pode contribuir para transmissão da febre amarela e dengue.
As conchas dos animais mortos podem acumular água e se transformar em criadouro do Aedes aegypti.
Ciclo de vidas dos caramujos
Os caramujos são moluscos hermafroditas, mas a sua reprodução é cruzada, ou seja, mesmo tendo os dois sexos, eles precisam de outro para acasalar.
Se tornam adultos em até 5 meses, depositando ovos 4 vezes em toda sua vida com até 600 ovos.
Como evitar caramujos e seus problemas
• Descartar objetos acumulados em áreas externas;
• Manter a vegetação baixa, limpando jardins e matas;
• Eliminar o lixo de maneira adequada;
• Não utilizar a concha como objeto de decoração ou artesanato, pois ela pode estar contaminada;
• Evitar contato direto com o caramujo.
Tamanho: Até 18 cm de comprimento
Cor: concha escura com manchas clara
Reino: Animalia
Ordem: Pulmonata
Classe: Gastropoda
Espécie: Achatina fulica
Família: Achatinidae
Filo: Mollusca
DIETA: Vegetais.
HABITAT: Pode ser encontrado em jardins, matas, terrenos baldios, locais com concentração de folhas, madeiras, entulhos, pedras e locais similares.
IMPACTO: Transmitem doenças como meningite, pois é hospedeiro natural da doença, o verme Angiostrongylus cantonensis. Humanos podem se infectar através de verduras em que o caramujo deixa o seu muco.
PREVENÇÃO: Evitar entulhos nos jardins, manter terrenos limpos e sem abrigo para os caramujos.
IMAGENS DE CARAMUJOS
1– Os adultos atingem até 18 cm e podem pesar até 500g.
2– Os caramujos já nascem com suas cascas. Conforme vão crescendo, a concha aumenta junto.
3– Existem no mundo 400 famílias de caramujos.
4– Os caramujos aceleram sua proliferação em tempos chuvosos e com bastante calor.
5– Os caramujos são animais destruidores e podem se nutrir de tinta de parede, sacola plásticas e outros materiais, além de vegetais.
6– O caramujo gigante africano possui outros nomes como acatina, caracol-africano, caracol-gigante, caracol-gigante-africano, caramujo-gigante, caramujo-gigante-africano ou rainha-da-África.
7– As doenças transmitidas pelos caramujos podem se originar: do contato direto, de verduras e frutas não higienizadas e do consumo direto do caramujo. Porém, o caramujo deve estar contaminado com o microrganismo para que a doença se instale.
8– O caramujo não morde, ataca, pica ou expele veneno ao ser humano.
9– Apesar do marco histórico do caramujo no Brasil seja de 1988, há registros de que algumas espécies chegaram bem antes, em 1803.
10– O problema da infestação do caramujo é maior no aspecto ecológico, pois ele destrói diversidades de espécies, invadindo o ecossistema de plantas e animais.
ANTINSECT UNIPRAG – Serviço de Controle de Caramujos em Porto Alegre – Rio Grande Do Sul
Desde 1981 a Antinsect vem atuando no mercado de controle de pragas, sempre preocupada em trazer ao cliente a satisfação de um trabalho feito com orientação técnica, seriedade e profissionalismo. Hoje, com mais de 40 anos de existência, possui uma posição bastante privilegiada entre as empresas do ramo no estado. Tudo isso graças aos nossos clientes, funcionários e fornecedores.
A empresa está localizada em Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre (RS). Realiza os serviços de Higienização e Desinfecção Bacteriológica de Reservatórios de Água e Controle de Pragas como: Desinsetização (dedetização), Descupinização, Desratização, Controle de Pragas em Grãos Armazenados, Controle Integrado de Pragas (CIP) entre outros. Trabalhamos também com o Sistema Sentricon de Eliminação de Colônia de Cupins, um sistema criado para monitorar e eliminar colônias de cupins subterrâneos.