Rio Grande do Sul:
(51) 3472-6100
WhatsApp

Os morcegos transmitem doenças?

Os morcegos são animais com a reputação ruim. Além da ficção, que reforça este estigma, o único mamífero voador carrega inúmeros agentes patógenos que infectam seres humanos. Através do contato direto ou excrementos, você pode contrair doenças nada agradáveis.

 

Os morcegos transmitem doenças?
Foto: Agência Digital Space/Agência Digital Space

 

Mas como se identifica uma infestação de morcegos?

Alguns sinais são: excrementos e espécies em demasia no local. Os animais possuem hábitos noturnos e habitam lugares altos. É importante não conviver e nem tentar retirar os animais sozinhos. Isso porque eles podem transmitir doenças como raiva e histoplasmose.

Além disso, eliminar os morcegos é uma prática ilegal e configura crime ambiental. Os morcegos, apesar dos problemas, são animais que contribuem com a flora do país e essenciais para o ecossistema. Algumas famílias estão à beira da extinção.

Conheça 10 curiosidades sobre os morcegos. Aqui

 

Saiba se a informação de que morcegos transmitem doenças é verdadeira ou falsa

Saiba mais sobre as doenças que podem ser originadas dos morcegos:

RAIVA

A raiva é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que passa de animais para o homem. É causada por vírus do gênero Lyssavírus. Ela é transmitida através da mordida, sendo que o vírus fica presente na saliva do animal.

A raiva humana ataca o sistema nervoso, avança pelos nervos periféricos e se move até o sistema nervoso central. Se chegar no cérebro, causa a encefalite rábica. Esse quadro pode levar o paciente à morte.

Com a vacina, hoje a raiva é menos transmitida por animais domésticos e mais transmitida por animais silvestres, como os morcegos. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de ter contato com estes mamíferos.

Sintomas: confusão mental, paralisia, agressividade, alucinações, espasmos, salivação, desorientação.

HISTOPLASMOSE

A histoplasmose é uma zoonose que nem a raiva. A doença é causada pelo fungo Histoplasma capsulatum e é transmitida através de aves e morcegos pela inalação dos esporos dos fungos. Eles são liberados nos excrementos dos animais.

Para adultos a doença não causa grandes problemas. Já as crianças e pessoas com sistema imunológico comprometido são bastante afetadas pela enfermidade. Esta ataca os pulmões, sistema digestivo e nervoso. Apesar de grave, a histoplasmose tem cura.

Sintomas: febre, tosse, dor no peito e nas juntas, inchaço nas pernas, sudorese, falta de ar, tosse com sangue nos casos mais graves.

Solicite orçamento para manejo de morcegos

O manejo de morcegos é imprescindível para evitar que as doenças originadas através deles possam se disseminar.

A Antinsect Uniprag possui método adequado para realizar o manejo de morcegos de acordo com as leis e com total segurança. Conte conosco para realizar o serviço nas regiões do Rio Grande do Sul. Solicite um orçamento e tire todas as suas dúvidas sobre o manejo de morcegos.