As formigas não são inofensivas: saiba como elas podem danificar sua saúde
As formigas são caso de saúde pública: evitar seu alastramento descontrolado é essencial
Diversos indivíduos acreditam que os insetos mais nojentos e sujos do mundo animal são as baratas, devido a sua aparência repugnante e presença constante em locais sujos. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que por mais que sejam pequenas e não tenham uma aparência asquerosa, as formigas não são tão inofensivas assim e chegam a ser tão sujas quanto as baratas. Oferecendo o mesmo risco de contaminação e convivendo nas mesmas lixeiras e esgotos, as formigas também são insetos perigosos para a saúde.

Assim como os outros insetos mais repulsivos, as formigas possuem a mesma capacidade de serem hospedeiras de microrganismos presentes nestes locais poluídos e podem se tornar vetores de diversas doenças. Dentre os problemas de saúde que são causados por esses insetos destacam-se principalmente os relacionados ao funcionamento gastrointestinal, como diarreia e vômito. Além disso, há diversas espécies de formigas que são conhecidas por possuírem uma picada que causa sintomas como inchaço, vermelhidão, alergias e outros problemas.
Um grande risco relacionado ao perigo das formigas o qual todos estamos suscetíveis é a ingestão de alimentos que entraram em contato direto com esses insetos. A contaminação pode causar desde intoxicações alimentares até lepra. Esses danos podem ser contraídos por conta dos hábitos da formigas relativos à alimentação e percurso. As formigas se alimentam de dejetos deixados por humanos e passam constantemente por ferimentos de outros animais e esgotos.
Para evitar as possibilidades de contaminação por meio das formigas é necessário que haja alguns hábitos de limpeza e organização específicos para evitar a presença desses insetos. Algumas das técnicas de prevenção que são recomendadas para higienizar e livrar o imóvel da presença das formigas são:
1. Evitar o acúmulo de lixos e restos de alimentos;
2. Não deixar frestas e cantos de paredes propícios para sua passagem;
3. Manter a cozinha sempre limpa e organizada;
4. Vedar os alimentos que ficam expostos em locais de fácil acesso.
Caso deseje se prevenir contra a presença contínua das formigas e os riscos que são trazidos pelos seus hábitos, contrate já um serviço profissional de dedetização de formigas. Através da aplicação de métodos de controle adequados para a necessidade do local, é possível conter a proliferação desses insetos e evitar maiores riscos. Se você precisa de uma empresa em Porto Alegre para realizar a dedetização de formigas conheça os serviços da Antinsect Uniprag. Contate-nos já e solicite um orçamento!