Simpatia para Acabar com Ratos
Simpatia para Acabar com Ratos
Frequentemente percebemos nas buscas do Google que chegam até nosso site, uma série de dúvidas que as pessoas tem e que enquadramos aqui nesta postagem generalizando com o título “Simpatia para acabar com Ratos”, que é uma busca recorrente e que resume bem todas as variações que acabam derivando desta.
Entre as diversas buscas que temos catalogado em nossas campanhas, com certa frequência surgem as seguintes dúvidas:
- Simpatia para acabar com ratos
- Simpatia para afastar ratos
- Oração para afastar ratos
- Naftalina mata rato?
- Desinfetante espanta ratos?
- Produtos de limpeza que afasta ratos
- Água sanitária espanta ratos?
- Como espantar rato com vinagre?
- Óleo de pimenta para ratos
- Óleo de hortelã para ratos
- Qual cheiro afasta ratos?
- Pimenta afasta ratos?
- Água quente mata rato?
- Barulho que espanta rato
- Semente de girassol mata ratos?
- Feijão mata rato?
- Deixar a luz acesa espanta ratos?
Então, qual a simpatia para acabar com ratos?
Para começar a explicação, é importante saber que quando falamos em ratos em áreas urbanas, geralmente tratamos de 3 espécies distintas: a ratazana ou rato de esgoto, o rato de telhado e o camundongo. Primeiramente para utilizar as técnicas corretas, é preciso identificar qual destas espécies está infestando o local, pois o posicionamento e tipo de produto utilizado pode depender de comportamentos específicos de cada espécie.
Vamos então por partes pelos tipos de perguntas. Simpatias e orações para afastar ratos não existem ou não tem eficácia comprovada, até onde se sabe. Quanto ao uso de produtos químicos domésticos, como naftalina, água sanitária, desinfetante e produtos de limpeza em geral, estes podem até acabar afastando temporariamente os ratos dependendo do cheiro, mas eles tendem nesse caso a se deslocar por outros caminhos, no intuito de evitar o odor. Também vai acontecer de o cheiro acabar se dissipando com o tempo, e se em algum momento funcionou, vai chegar uma hora que não vai mais funcionar e você terá que ficar reaplicando enquanto isso mantiver os roedores indesejados afastados. Logo, você não estará solucionando o problema, apenas amenizando temporariamente. A questão da pimenta e da hortelã segue a mesma lógica, pela questão do cheiro.
Logo, os poucos odores que de fato podem afastar um pouco os ratos possuem ação por tempo determinado e muito curto, necessitando de manutenção a todo momento. Quanto a sons, existem alguns aparelhos que emitem um ultrassom, imperceptível ao ouvido humano, mas que acaba causando algum incômodo aos ratos. Porém, as fontes de emissão desses ultrassons costumam gerar áreas de sombreamento, permitindo que os roedores transitem com tranquilidade nestas áreas. Também observa-se com certa frequência que estes animais podem acabar se acostumando com este ultrassom com o tempo. Não se sabe o efeito que pode ter em animais domésticos.
A semente de girassol não mata ratos. Inclusive o rato gosta muito de comer sementes de girassol. Talvez essa dúvida tenha surgido porque começaram a surgir no mercado iscas raticidas de semente de girassol impregnadas com veneno de rato. Logo, não é a semente de girassol que mata, mas sim o veneno que pode ter sido adicionado a ela. No caso da semente de girassol, costuma ser uma isca bastante atrativa, porém, com um pequeno problema: o veneno costuma ficar impregnado na casca da semente de girassol, e o rato na hora de comer quebra a casca e come geralmente apenas o miolo, que está livre de veneno. Dessa forma, para fazer efeito, muitas vezes o rato precisa comer uma quantidade muito grande destas iscas de semente de girassol impregnadas.
O feijão, por sua vez, é uma lenda que surgiu alguns anos atrás, quando pesquisadores deram feijão cru para ratos comerem e estes morreram. Logo, começaram a indicar os feijões como “raticidas naturais” e seguros para os seres humanos, uma vez que este alimento faz parte de nossa dieta. Porém, a explicação para isso é simples e mostra que o método não é tão eficiente quanto se pensava. O feijão cru possui uma toxina que é eliminada na fervura. Essa toxina ataca todos os animais monogástricos (como nós, seres humanos, ratos, cachorros, gatos, etc.). Logo, se nós ingerirmos feijão cru em quantidade suficiente, também viremos a óbito. O agravante que desestimula o uso do feijão como raticida é o fato de que, apesar de os ratos comerem feijão cru, não é o seu alimento preferido. Ou seja, havendo possibilidade de ingerir outros alimentos no local, dificilmente ele irá optar por comer o feijão. Logo, torna-se um método ineficiente.
Por fim, um questionamento recorrente é se a luz acesa espanta os ratos. Sabe-se que os ratos possuem uma péssima visão. São quase cegos, na verdade. Sendo assim, costumam orientar-se muito mais por outros sentidos, como tato, olfato, paladar e audição. Por não enxergar muito bem, preferem transitar em ambientes escuros, onde são mais difíceis de serem vistos por predadores. Logo, geralmente os ratos vão evitar transitar por ambientes iluminados se puderem, mas não havendo outra alternativa, eles utilizam esses locais sem problema. Logo, não é uma forma eficiente de afastar os ratos. Talvez só vá fazer com que eles andem mais escondidos.
Qual a solução recomendada por especialistas então? Contrate uma empresa especializada, que saberá identificar a espécie de roedor que está lhe incomodando e saberá em função disso, escolher os melhores métodos e produtos para combater essa praga e manter você e sua família livres de uma série de doenças que podem ser transmitidas pelos ratos e camundongos.
Então, se você estava procurando uma simpatia eficiente contra ratos, você encontrou: chame a Antinsect e fique tranquilo com a nossa simpática solução contra roedores.
Para saber mais sobre controle de roedores (também chamado de desratização ou controle de ratos), clique aqui ou fale conosco pelo Whatsapp.