Dedetização de Formigas | Elas Contaminam Mais que Baratas
A Dedetização de Formigas, ou desinsetização, requer estratégias diferentes dependendo da espécie e do ambiente.
Você está vendo pequeninas formigas na sua cozinha, procurando avidamente por açúcar? São as formigas doceiras (Monomorium sp).
Formigões estão aparecendo durante a noite na sua casa? Ou são as formigas cortadeiras (Atta spp), ou as carpinteiras (Camponotus spp). Enquanto as cortadeiras preferem áreas externas, as carpinteiras gostam de ficar dentro da casa e podem causar prejuízos, pois fazem ninhos em eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.
Também adoram fazer ninhos na madeira, por isso acabam destruindo portas, portais, móveis – vem daí o apelido de carpinteira.
Para controlar formigas, o correto é identificar a espécie. Sabendo dos seus hábitos e habitats preferidos, uma estratégia de combate é traçada, visando o máximo de eficiência com o menor uso possível de produtos químicos.
Formigas x Baratas – Qual Inseto Você Escolhe?
Há uma caixa com formigas e outra com baratas na sua frente. Você tem que escolher uma para colocar a mão dentro. Qual você escolhe?
Qualquer pessoa normal vai escolher a caixa com formigas. Baratas são nojentas. Baratas causam repulsa, asco e em muitas pessoas terror! Formigas nem de longe provocam as mesmas reações, porém, podem ser mais perigosas que as temidas baratas.
Quando a gente tem barata em casa é um alvoroço. Geralmente perseguimos o inseto até finalmente matá-lo. Afinal, ela pode transmitir diversas doenças, certo?
Quando há uma infestação, o jeito é fazer uma dedetização contra baratas. Mas, muitas vezes existem centenas ou milhares de formigas pela casa e não fazemos nada!
Tentamos métodos caseiros para nos livrar dela, ou então deixamos as “inofensivas” formiguinhas morarem junto conosco por tempo indeterminado.
Especialistas dizem que se for para escolher, é melhor ter uma barata escondida dentro de casa do que centenas de formigas transitando pela cozinha, pois elas representam maior risco de contaminação!
Claro que o ideal é não ter nenhuma praga dentro de casa, pois baratas também são vetores de doenças perigosas. Quando aparecer formigas, não aguarde uma infestação, contrate logo uma dedetização de formigas.
Dedetização de Formigas – Inseto é Vetor de Doenças Graves
As formigas são insetos muito perigosos. Analise o seguinte exemplo: você vê uma barata morta. Se ela não for recolhida e jogada no lixo, sabe quem fará esse trabalho sujo? Exatamente, as formigas!
Isso demonstra como formigas representam maior risco de contaminação. Elas adoram recolher insetos em decomposição e em seu caminho para encontrar alimento passam por esgotos (fezes), lixeiras e animais mortos.
Depois de passar por locais tão “pitorescos”, carregam diversos vírus, fungos e bactérias, micro-organismos altamente nocivos para nossa saúde.
Intoxicação alimentar, náuseas, diarreia, reações alérgicas graves, lepra e tuberculose são algumas doenças causadas por elas, mas fique sabendo que as formigas são tidas como vetores de quase TODAS doenças infecciosas. Por isso oferecem riscos imensos para hospitais, onde podem causar infecção hospitalar nos pacientes em recuperação.
Em nossa casa pode contaminar alimentos, escovas de dente, papel-higiênico e até nossas roupas! Agora que você conheceu os riscos que essa praga representa, não espere para dedetizar contra formigas.