Conheça as doenças provocadas pelos mosquitos e proteja-se!
Os mosquitos são transmissores de doenças sérias para a saúde humana
Falamos em um artigo anterior como a dengue ficou em segundo plano com a vinda do coronavírus. Hoje você vai conhecer essa e outras doenças transmitidas pelos mosquitos. Essas pragas urbanas são pequenas e sua mobilidade permite que possam agir rapidamente contra a saúde humana.
Basta uma picada de um mosquito contaminado e pronto! Qualquer pessoa sadia pode ficar de cama depois de alguns dias, com sintomas como febre, dor no corpo, náusea, vômitos, entre outras sensações desagradáveis. O melhor é se proteger o quanto antes contra essas doenças.

Confira abaixo 5 doenças provocadas pelos mosquitos
1. Dengue
A dengue é uma das doenças mais conhecidas dos brasileiros, transmitida pelo Aedes aegypti. Há diversas campanhas de conscientização contra a enfermidade durante o verão, já que a tendência é o crescimento neste período. Há a dengue clássica e a hemorrágica, que pode gerar complicações sérias.
SINTOMAS: dor muscular, dor de cabeça, febre alta, dor nas articulações, fadiga, mal-estar, náusea, manchas avermelhadas na pele, suor, tremor, perda de apetite.
2. Zika
A Zika é uma doença descoberta de forma recente e é transmitida pelo Aedes aegypti. Na grande parte dos casos, a enfermidade não possui sintomas. Contudo, em algumas pessoas, pode gerar paralisia. Há uma correlação ainda não comprovada da doença com a microcefalia em bebês.
SINTOMAS: febre, pele irritada, dor nas articulações, dor nos músculos, febre, olhos vermelhos, vômito, perda de apetite, suor excessivo, cansaço.
3. Chikungunya
A chikungunya é outra doença transmitida pelo Aedes aegypti. Esse mosquito possui hábitos diurnos é facilmente identificável já que possui corpo preto com listras brancas. Os sintomas da enfermidade podem se arrastar por semanas e até meses!
SINTOMAS: dor nas articulações, dor muscular e no abdômen, náuseas, vômitos, dor articular frequente, inchaço dos gânglios, pele irritada, febre, cansaço extremo, suor, dor atrás dos olhos.
4. Malária
O transmissor dessa doença é o Anopheles. A malária é comum em alguns lugares do Brasil e são recomendados remédios preventivos para evitar a doença. Há remédios específicos antimaláricos. É necessário que haja tratamento de emergência, para evitar que a doença se complique.
SINTOMAS: calafrios, febre, sudorese, diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça, dor no abdômen e nos músculos, falta de ar, palidez, pele e olhos amarelados, batimento cardíaco acelerado.
5. Elefantíase
A doença que causa inchaço, também chamada de filariose linfática, é transmitida pelo mosquito Culex quinquefasciatus, conhecido popularmente como pernilongo ou muriçoca. Pode durar anos ou a vida inteira da vítima. Um medicamento tomado de ano em ano pode matar o microrganismo causador da enfermidade.
SINTOMAS: inchaço nos gânglios, infecções bacterianas que geram a elefantíase.
Conte com ajuda especializada para lidar com os mosquitos em Porto Alegre
A Antinsect Uniprag é uma empresa de controle de pragas em Porto Alegre que foca a sua atuação na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso inclui a eliminação eficaz de insetos causadores da dengue e de outras doenças sérias que acometem os indivíduos. Se perceber uma incidência sem controle da população de mosquitos, não hesite em solicitar um orçamento para o serviço de controle de mosquitos!