As doenças que as moscas transmitem e que podem deixar você de cama
As moscas domésticas são reconhecidas como portadoras de doenças facilmente transmissíveis – veja alguns exemplos de doenças que as moscas transmitem
As moscas são insetos que costumam se alimentar e colocar ovos na matéria orgânica em decomposição, como fezes, lixo e cadáveres de animais, por isso a importância de conhecer um pouco sobre as doenças que as moscas transmitem. Ao pousar sobre essas superfícies, acabam se impregnando com patógenos nas patas e boca, levando estes para outros locais onde acabam pousando, como nossos alimentos ou mesmo em partes do nosso corpo. Esse hábito da mosca não é nada agradável. Como são muito rápidas, precisam de apenas segundos para transferir microrganismos para alimentos ou superfícies diversas. E não é só através do toque, elas podem transferir esses patógenos através da saliva, como comentamos aqui.
Segundo estudos, as moscas podem disseminar mais doenças do que se imagina! Uma pesquisa na Universidade Estadual da Pensilvânia encontrou cerca de 351 tipos de bactérias na mosca mais comum, a mosca doméstica. Já a varejeira continha 316 bactérias em seu corpo. Esses patógenos afetam o organismo humano causando infecções, intoxicações e até pneumonia. A pesquisa ainda destaca que autoridades de saúde de todo mundo podem estar negligenciando surtos de doenças originados pelas moscas.
Conheça abaixo as principais doenças que as moscas transmitem
A conjuntivite é uma infecção na membrana externa do olho, que fica irritado, vermelho, lacrimejando e com coceira. Podem ocorrer também secreções e crostas. É perigosa pois é altamente contagiosa. Pode tanto ser causada por alguma alergia ou infecção por vírus ou bactéria.
Pode se resolver sozinha com o tempo, mas tratamentos aceleram a cura. Um médico deve ser consultado para identificar a origem do problema – se foi alérgico ou através de infecção.
A febre tifoide é uma doença bacteriana conhecida como doença das mãos sujas. É causada pela Salmonella typhi. Seus sintomas são: febre alta, diarreia intensa, mal estar, tosse seca, dor de cabeça, dor de barriga.
A doença é tratada com antibióticos específicos. As complicações são mais comuns em pessoas sensíveis como crianças e idosos. É possível prevenir-se da doença através da vacinação.
3) TUBERCULOSE
Não apenas bactérias, mas vírus podem se alojar no corpo das moscas e transmitir doenças que causam incômodos no organismo humano. O bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis pode ser disseminado através do inseto.
Afeta os pulmões e os sintomas são: tosse seca e constante que pode evoluir para uma tosse sanguinolenta, cansaço extremo, febre baixa à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, entre outros. O tratamento demora em torno de 6 meses.
A diarreia é uma patologia que acomete o sistema gastrointestinal e sua principal característica é a evacuação líquida com frequência. Dependendo do quadro clínico, os excrementos podem vir com sangue. A enfermidade faz com que se perca bastante água e sais minerais.
Existem diarreias passageiras ou persistentes, como a diarreia bacteriana, conhecida como Cólera que deve ser tratada com maior atenção.
O controle de moscas é mais do que necessário para evitar problemas de saúde. Ela são insetos perigosos que devem ficar bem longe do seu ambiente, seja ele residencial ou comercial. Além disso, o excesso de moscas em um local deixa uma imagem de lugar que possui uma higiene ruim. Isso porque as moscas são atraídas por materiais em decomposição e sujeira.
A Antinsect Uniprag está pronta para ajudá-lo no combate às moscas no Rio Grande do Sul. Há mais de 40 anos atuamos com total qualidade e excelência no mercado de controle de pragas e vetores, protegendo os gaúchos de problemas de saúde originados das pragas urbanas. Solicite um orçamento online sem compromisso, ou fale agora mesmo com nossa equipe pelo Whatsapp clicando aqui!