A dengue ficou em segundo plano com o combate ao coronavírus
Agora é a hora de prestar atenção na proliferação da dengue
O coronavírus mudou os rumos do ano de 2020. Todos os esforços de saúde, científicos e governamentais foram focados na resolução dessa situação de pandemia. Agora que a vacina está na iminência de sair, é necessário voltar também as atenções para a dengue e outras doenças transmitidas pelos mosquitos.
O verão é uma das estações do ano em que há enorme proliferação de insetos. O clima chuvoso e calorento ajuda na proliferação de baratas, moscas, formigas e, principalmente, mosquitos. Essas últimas pragas urbanas são as mais mortais de todo o mundo, apesar de pequenas.
Os mosquitos transmitem doenças como dengue, zika, chikungunya, malária, febre amarela, entre outras que matam em média 1 milhão de pessoas no mundo. É essencial que enfermidades como a dengue fiquem em primeiro plano para evitar que haja surtos descontrolados. A prevenção é a melhor forma de ação contra o Aedes aegypti.

5 dicas para prevenção contra os mosquitos
1. Evitar acúmulo de água
Os mosquitos procuram locais com água para completar a sua fase de desenvolvimento larval. Por isso, uma das primeiras indicações é evitar o acúmulo de água em residências e empresas. Vasos de plantas com água, por exemplo, podem abrigar as larvas dos mosquitos.
2. Realizar a limpeza de caixa d’água
Um dos locais preferidos dos mosquitos para formar seus criadouros é onde fica a caixa d’água de residências, condomínios e demais edificações. É essencial que haja a devida manutenção e limpeza de 6 em 6 meses, para evitar que essas pragas possam se instalar e causar problemas.
3. Higienizar as calhas
Outro lugar que é muito comum de acumular água são as calhas. Como ficam em partes de difícil acesso nas edificações, podem formar “piscinas” para o nado de larvas que vão originar futuramente mosquitos transmissores da dengue. Acabe com essa história antes de um final triste.
4. Descartar objetos inutilizados
Materiais sem uso podem servir de reservatório da água da chuva, sejam pneus até tampinhas de garrafa. Mesmo em espaços pequenos, os mosquitos conseguem seguir seu plano de reprodução facilmente. Aproveite o final de ano e retire esses objetos do seu espaço!
5. Controlar de forma profissional os Mosquitos
Por fim, se a incidência de mosquitos está atrapalhando o seu dia a dia, não hesite em chamar ajuda especializada. Essa é a melhor forma de conter a população das pragas, pois, apesar de todo o cuidado, o criadouro dos mosquitos pode estar em outra área que você não tem controle!
Se a população de mosquitos está incontrolável na sua área, chame a Antinsect Uniprag
A Antinsect Uniprag é uma controladora de pragas em Porto Alegre especializada no controle de mosquitos. Vamos juntos conter a proliferação de doenças sérias como a dengue. Cuide da sua saúde, de seus familiares e colaboradores. Não deixe um surto da doença avançar na sua área! Fale conosco e resolva esse problema!