Rio Grande do Sul:
(51) 3472-6100
WhatsApp

Orçamento Residencial Online:

Orçamento
Residencial Online:

Rio Grande do Sul:

(51) 3472-6100

Whatsapp

Vídeo mostra o Aedes aegypti em ação

 

Assista o vídeo:  clique aqui

A principal estratégia de combate à dengue é impedir a proliferação do mosquito transmissor da doença. O Aedes aegypti, que precisa de água limpa e parada para se reproduzir, desenvolve-se principalmente em áreas urbanas. Veja o vídeo que mostra o mosquito em ação e conheça seu ciclo de vida e outras curiosidades sobre o inseto.

Como é o ciclo de vida?
O Aedes aegypti passa por três fases ao longo da vida: a fase de ovo, a aquática e a adulta. Da eclosão do ovo até a fase adulta, passam-se em média 10 dias, de acordo com a pesquisadora Rafaela Vieira Bruno, do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

Os ovos são colocados em paredes secas, próximas à água limpa e parada. Quando a água sobe de nível, o ovo eclode e dá origem à larva. É quando começa a fase aquática.

Na água, as larvas vão se alimentando e aumentando de tamanho até alcançar a fase de pupa. Nesta etapa, o mosquito para de se alimentar e de se movimentar. É quando acontece a metamorfose para a fase adulta. O mosquito adulto costuma viver por 30 dias.

A temperatura interfere no desenvolvimento?
Segundo Rafaela, a temperatura pode influenciar no tempo de desenvolvimento do mosquito: temperaturas mais altas possibilitam um desenvolvimento mais rápido e temperaturas mais baixas levam a um ciclo de vida mais lento. Mas o principal motivo que leva ao grande aumento dos mosquitos no verão não é o calor e sim o aumento das chuvas.

Como os ovos precisam da água para se desenvolver, as chuvas de verão facilitam a eclosão dos ovos. A pesquisadora lembra que os ovos podem ficar “adormecidos” por até um ano. Dentro deste prazo, em qualquer momento que atingirem a água, vão se transformar em larvas e, posteriormente, em mosquitos adultos.

Como são os hábitos do mosquito?
O Aedes aegypti tem hábitos diurnos e o pico da atividade ocorre no final do dia. “Eles tendem a picar as pessoas justamente na transição entre o claro e escuro. O horário da picada geralmente é no início da noite”, diz Rafaela.

Quem pica, e consequentemente transmite a dengue, são as fêmeas. Elas precisam do sangue para conseguir pôr os ovos. Já os machos se alimentam de soluções açucaradas como néctar e seiva.

O Aedes aegypti é o único transmissor de dengue?
Além do Aedes aegypti, o mosquito Aedes albopictus também é capaz de transmitir a dengue. Porém, não há evidência de que haja esse tipo de transmissão no Brasil. Na Ásia, no entanto, o Aedes albopictus também é um vetor da dengue.

Como combater o mosquito?
A melhor forma de combater o mosquito é eliminar os criadouros. Recomenda-se não deixar água parada em objetos como pneus, calhas, telhas, garrafas, copos plásticos, bacias e vasos de planta. Caixas d’água devem permanecer completamente fechadas.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/dengue/noticia/2015/03/video-mostra-o-aedes-aegypti-em-acao-saiba-mais-sobre-o-mosquito.html

[kkstarratings]
Página de Orçamentos - Antinsect Uniprag