Verão aumenta surgimento de aranhas, lacraias e escorpiões
A estação mais quente do ano exige certos cuidados, um deles é com o aumento de animais peçonhentos, aqueles que produzem veneno e podem injetá-lo na sua presa. As altas temperaturas e chuvas, durante o verão, favorecem a reprodução de insetos e aracnídeos, com isso é maior a incidência de escorpiões, aranhas e lacraias em casa e condomínios.
O biólogo Marcelo Grilletto, afirma que boas práticas de jardinagem evitam ocorrências mais graves. “Alguns animais peçonhentos são fotossensíveis, ou seja, tem alta sensibilidade à luz, esse é o caso do escorpião. Por isso, é indicado ter cuidado com paredes porosas, troncos ocos, frestas e ralos que podem servir de esconderijo. Manter o jardim limpo é indispensável”.
O vilão neste período é mesmo o escorpião, pois o animal é completamente adaptado ao ambiente urbano e sua picada pode levar à morte. O caminho para evitá-lo é eliminar o seu principal alimento: as baratas.
Infestação de escorpiões pode aumentar 70% em dois anos
Ações preventivas
Barreiras químicas, como a desinsetização (dedetização) são indicadas também como prevenção. A sugestão é que o processo seja feito a cada seis meses. Mas, esse não deve ser o único método aplicado. A limpeza das caixas de gordura e esgoto fazem parte das ações, que combinadas, podem evitar acidentes com aranhas e insetos.
O síndico profissional Herculano Fernandes garante que o uso de produtos químicos é essencial. “A manutenção do jardim e a dedetização fazem parte dos nosso calendário. Evitar a presença de insetos é algo que requer cuidado frequente”, conta o síndico.
[kkstarratings]